Birô de Digitalização
Produto:
Destina-se ao gerenciamento eletrônico de Documentos através da Digitalização com processo de “Assinatura Digital ICP-Brasil”.
Ferramenta indispensável ao administrador no armazenamento de dados, podendo ser simples ou registrada. O Birô de Digitalização é composto de três partes:
- GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos: Sistema operacional com nível de segurança 2 e possibilidade de assinatura digital ICP-Brasil;
- Equipamentos Profissionais: Modernos sistemas de cópias de documentos com possiblidade de recuperação de acervo;
- Proteção Jurídica: Estruturação do projeto jurídico que contempla a digitalização registrada de documentos;
Benefícios:
Manter preservada todas as informações dos arquivos físicos em imagens digitais.
Controlar através do SISTEMA ARQUIVO DIGITAL:
- Segurança do acervo;
- Redução dos custos de área utilizada, cópias e custos com pessoal;
- Controle da localização e acesso aos documentos;
- Proteção contra perda;
- Conservação dos "originais";
- Múltipla indexação;
- Padronização dos formatos, dos processos e da localização;
- Acesso à informação por múltiplos usuários simultaneamente.
Objetivos:
Tem por objetivo diminuir a movimentação de papeis, documentos e aumentar a segurança do patrimônio público ou privado. Evitar o transtorno de procurar papéis antigos muitas vezes armazenados em Arquivo Morto de difícil acesso e manuseio.
Algumas normas Legais:
- Lei 8159/91 - dispõe sobre a politica nacional de arquivos públicos e privados e dá outra providências;
- Lei 8.935, de 18/11/1994. Artigo 41 - Notários e Oficiais de Registro;
- Resolução 1.821 - CFM de 11 de julho de 2007;
- Portaria Nº 1.121, do Ministério do Trabalho, DE 8/11/1995. Artigo 1º Informatização dos registros de Empregados;
- Parecer CEF/MEC N°016, de 1997 Define Normas para a simplificação dos registros e do arquivamento de documentos escolares;
- PL N° 3.173-A, DE 1997 - Valor legal de documentos arquivados em meio eletrônico;
- Lei N° 5.433, de 08 de Maio de 1968 - Regula a microfilmagem de documentos oficiais e dá outras providências;
- Decreto N° 1.799 de 30/01/1996 - Regulamenta a Lei n.º 5.433, que regula a microfilmagem de documentos;
- Projetos de Lei do Senado Federal e Câmara dos Deputados;
- PL N° 1.713, DE 1996 - Acesso, responsabilidade e crimes em redes de computadores;
- PL N° 2.644 DE 1996 - Elaboração, o arquivamento e o uso de documentos eletrônicos;
- Órgão regulador - CONARQ (NOBRADE).